Curriculum





Maria Inês Borges da Silveira é consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Cerimonial Público e Privado e Marketing Pessoal. Empresária e administradora.

É Presidente da ACCUR- Academia de Cultura de Curitiba; Presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa-PR, Diretora da MBS Empreendimentos e Diretora do Hotel Tropeiro da Lapa, eleita presidente do Comitê Condição da Mulher, BPW Nacional (2023-2015), foi Diretora Cultural da Academia de Cultura de Curitiba (2013-2014). Presidiu a Associação de Mulheres de Negócios de Curitiba – Business Professional Woman (BPW-Curitiba), por dois mandatos (2001-2002 e 2009-2010), foi Presidente da Faculdade Educacional da Lapa FAEL (de 1999-2007), foi vice presidente da Fundazione Itália Paraná (Intercambio Cultural, Brasil Itália). Ocupou o cargo de Presidente do Comitê Cultural da BPW Nacional. É membro da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR, membro do Centro de Letras de Pontal do Sul – Pr e membro Benemérito da Academia de Letras e Artes de Pato Branco-Pr.

É escritora, com dois livros publicados: “Viver com Elegância não é difícil” prefaciado pela Sua Alteza Real Sixty Henry de Bourbon Parme, e “Lapa Tropas e Tropeiros: caminhos da história”, já na segunda edição bilíngue.

É formada em Historia da Arte com especialização em Decoração de Interiores, Especialização em Cerimonial, Etiqueta Social e Marketing Avançado. 


Ministra cursos e Palestras de Etiqueta Empresarial Corporativa e Cerimonial.

Na área filantrópica atuou como Presidente do Clube de Mães da cidade de Pato Branco com atendimento materno-infantil, presidindo por seis anos a entidade. Na Festa das Nações em Brasília, evento em prol das entidades assistenciais, organizou a Barraca do Paraná destacando o Estado em todo seu potencial, conseguindo o primeiro lugar recebeu o Troféu de Destaque; Foi vice-presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clinicas do Paraná e Presidente da Comissão e Cultura e Recreação, o qual presta atendimento diferenciado à crianças internadas – principalmente em datas especiais: Natal, Páscoa, Dia das Crianças, além do trabalho de arrecadação para pequenas demandas do hospital.

Escreve na Revista ONE (Curitiba-PR) sobre Atitudes e Comportamento no mundo corporativo,

Revista Capim Dourado, (Palmas-TO) Etiqueta e Comportamento,

Revista DIVA (Foz do Iguaçu-PR) Estilo e Comportamento.

Possui um blog sobre Etiqueta e Comportamento, e um site sobre seu trabalho empresarial e cultural. 


Na área cultural a frente do Instituto Histórico realiza eventos para divulgar a histórica cidade da Lapa-Pr. Entre eles, Comenda Tropeira, entregue a uma personalidade não lapeana mais que contribui com o município, Festa das Etnias, valorizando pioneiros que colonizaram a cidade e o Festival de Cinema, já uma referência nacional como festival de Filmes de Época, trazendo artistas e atores renomados para o evento. Paralelo ao Festival realiza com as equipes de trabalho oficinas de interpretação e direção, palestras, exibição de documentários, curtas e longas metragem.

A frente como presidente por dois mandatos da Associação das Mulheres de negócios, realizou inúmeros eventos voltados para a valorização do trabalho da mulher, entre eles Seminário de Equidade de Gênero, com a participação de mais de 500 mulheres, a presença da Ministra Nilcéia Freire, para discutirem a importância da mulher no mercado de trabalho. Realizou o evento de Responsabilidade Social Prêmio Empresarial, certificando empresas que realizam um trabalho de responsabilidade social junto a comunidade. No evento intitulado Educar para a Paz, reuniu especialistas na área educacional e cultural, apresentando projetos e conduzindo ideias junto a governantes e diretores de escolas, realizando um Fórum de educação.

Na cultura, junto com a equipe de trabalho foi criado o evento Arte com Arte, um programa de incentivo a todos os tipos de arte.

No esporte, reuniu mais de 600 mulheres para a corrida da mulher incentivando a pratica do esporte para combater problemas cardiovasculares e estresse.

Na área ambiental e de sustentabilidade idealizou juntamente com a presidente da Comissão do Meio Ambiente da BPW Curitiba uma Cartilha Ecológica, distribuída em todos os colégios do Paraná, Bienal do Livro em São Paulo e nas BPW’s do Brasil, a Cartilha é um pequeno manual com orientação à preservação da natureza. Por esse trabalho foi premiada em nível nacional pela BPW.

Realizou o encontro da Federação e Associações das Mulheres de Negócios do Brasil e da América Latina CONFAM INTERNACIONAL em Curitiba, com balcões de negócios, palestras e plenárias.

Foi Diretora de Comunicação da Empresa Phitoderm Cosméticos e Diretora de Comunicação Bayona Cosméticos.


Foi sócia-proprietária da Loja “Art Brasil” artigos de cama, mesa e banho.


Foi coordenadora do curso de Etiqueta Social e Coorporativa do Centro Europeu.

Foi apresentadora do programa Coisas de Mulher, no ano de 2000 à 2004 Curitiba-PR, e apresentadora do Programa Mais Mulher 2011 e 2012, em Palmas TO. 


Recebeu inúmeros troféus e prêmios pelo seu trabalho na área social, cultural e filantrópica, entre eles,

Personalidade Notável do Século XX (Senap Revista de Opinião Pública),

Troféu Taborda França (Rotary Internacional),

Troféu Soroptimista Internacional, Destaque Março-Mulher (Brasília-DF),

Troféu Destaque Feminino durante o Fórum de Mulheres no Mercosul em Belo Horizonte – MG,

Destaque Feminino Empresarial do SENAP (Revista de Opinião Pública) nos anos de 2000, 2004, 2006, 2008, 2010. Título de Cidadã Honoraria de Curitiba pelo seu relevante trabalho.

Título Cidadã Benemérita da Lapa-Pr pelo trabalho a frente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa em destaque a realização do Festival de Cinema.

Inúmeros votos de louvor do Poder Legislativo – Pr.

Comenda 13 de junho – Lapa-Pr.

Troféu Destaque Folha do Batel.

Troféu Destaque BPW Nacional pela idealização da Cartilha Ecológica distribuída por todo o Pr.

Troféu Destaque Feminino Honra ao Mérito – Conselho da Mulher ACP, BPW e Shopping Batel.

Titulo de Embaixadora BPW Curitiba.


 Troféu Mulheres Admiráveis 2012;

Troféu Imprensa Brasil 2013, promoção do Jornalista Carlos Maranhão, em reconhecimento ao seu trabalho empresarial, cultural e filantrópico.

Medalha do Jubileu de Prata pela BPW ( Associação de Mulheres de Negócios do Brasil) entregue pela presidente Nacional Eunice Cruz, como destaque pelo trabalho realizado pela BPW-Curitiba. 2013


Troféu Cineplus da AVEC (Associação de vídeos e cinema do Paraná) em reconhecimento a importância do festival de Cinema da Lapa, entre outros.

É casada com Luiz Carlos Borges da Silveira, tem três filhos: Luiz Carlos Filho, Valéria e Leandro.