Empresarial



Maria Inês Borges da Silveira é consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Cerimonial Público e Privado e Marketing Pessoal. Empresária e administradora.

É Presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa-PR, Diretora da MBS Empreendimentos e Diretora do Hotel Tropeiro da Lapa, eleita presidente do Comitê Condição da Mulher, BPW Nacional (2023-2015), nomeada Diretora Cultural da Academia de Cultura de Curitiba (2013-2014). Presidiu a Associação de Mulheres de Negócios de Curitiba – Business Professional Woman (BPW-Curitiba), por dois mandatos (2001-2002 e 2009-2010), foi Presidente da Faculdade Educacional da Lapa FAEL (de 1999-2007), foi vice presidente da Fundazione Itália Paraná (Intercambio Cultural, Brasil Itália). Ocupou o cargo de Presidente do Comitê Cultural da BPW Nacional. É membro da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR, membro do Centro de Letras de Pontal do Sul – Pr e membro Benemérito da Academia de Letras e Artes de Pato Branco-Pr.

É escritora, com dois livros publicados: “Viver com Elegância não é difícil” prefaciado pela Sua Alteza Real Sixty Henry de Bourbon Parme, e “Lapa Tropas e Tropeiros: caminhos da história”, já na segunda edição bilíngue. 



É formada em Historia da Arte com especialização em Decoração de Interiores, Especialização em Cerimonial, Etiqueta Social e Marketing Avançado. 


Ministra cursos e Palestras de Etiqueta Empresarial Corporativa e Cerimonial.

Sobre a palestra:
Com os desafios do dia a dia e as demandas do mundo globalizado é preciso ter além do conhecimento e competência, um ótimo relacionamento interpessoal. A boa educação, as normas e regras devem ser observadas e cumpridas para vivermos dignamente em sociedade.
A etiqueta é importantíssima em todas as classes sociais, no nosso dia a dia e, especialmente, no nosso trabalho. A etiqueta nos dá segurança em ocasiões cerimoniosas, orienta sobre roupas, postura e à consciência social. 
Compreender e colocar em prática as normas de etiqueta são fundamentais para o sucesso.
Público-alvo:
Todas as pessoas que buscam aprimoramento profissional e pessoal.