Sapatos Masculinos... Do casual esporte ao passeio completo.


 Mocassim - Derby 

Saiba como usá-los em diferentes ocasiões. 

Foi-se o tempo em que só mulheres se preocupavam com os sapatos que faria parte de uma combinação, hoje os homens também estão atentos em não errar. 

Apesar de a moda ser democrática e permitir produções arriscadas sempre é bom ter algum cuidado principalmente dependendo do local, da hora e do evento que se vá. Existem muitos tipos de calçados masculinos. O tênis hoje em alta houve tempo que só deviam ser usados fora do trabalho, ou trabalho que permitiam o seu uso, é o caso dos publicitários. 

Existem alguns tipos de sapatos que nunca saíram da moda como: O Oxford modelo que surgiu na Universidade de Oxford na Inglaterra, de amarrar e com bico arredondado, é possível encontrá-lo em diversas versões. É mais formal e chique para quem usa com terno e gravata. Perfeitos para eventos noturnos. Eles podem ser usados no dia-a-dia com roupas  mais casuais. 

O Mocassim  é prático sem amarrações. Existem opções com ou sem pingentes para versões formais. Feito em camurça o calçado é clássico, versátil e deve ser usado sem meia ou meia invisível e combinam com jeans, bermudas, roupas  leves mais esportivas. No outono inverno pode ser usado com calças clássicas. 


Sapatênis é considerado um hibrido mistura entre tênis e sapato, combinando com estilo mais casual, jeans, camiseta, camisa e bermuda. Evite usar com roupa alfaiataria. 


 

Top Sider o sapato era hit dos anos 80 e está de volta em versões feitas em couro ou moletom. Foi criado em 1935 pelo velejador Paul Sperry  tem como inspiração o universo náutico. É parecido com o mocassim a diferença é que ele tem cadarço. 



Chukka Boot foi feito para os campos de polo hoje pode ser combinado com tudo. Confeccionado com couro encorpado tem meio cano e cadarço. Pode ser usado com jeans e ate mesmo alfaiataria. 



Boat Schoes  é uma versão abotinada do Top Sider  feito de solado branco e pode ser usado em barcos ou eventos casuais. 



Broguê traz furinhos porque foi desenvolvido para caçadores de patos na Escócia, quando caçavam o sapato enchia de água e as aberturas eram responsáveis pela drenagem. No momento ganha releituras que variam entre o clássico e o casual, feito de couro pode ser usado em ocasiões formais.  



Derby ele é o tradicional sapato social para se usar com terno e são encontrados também em versões casuais. 

Curiosidades: 

  • A principal dica é que os sapatos formais se adaptam também a todo o visual informal: Você vai trabalhar com Oxford ou Broguê e pode ir com ele a qualquer evento. 
  • Outra dica não use o mesmo sapato todos os dias, todo e qualquer sapato precisa descansar.  
  • Cores ideais, preto, marrom e caqui. 
  • Na combinação clássica a meia deve ser no mesmo tom do sapato. 
  • Mantenha limpos os sapatos sempre com cara de novo e guarde os calçados em lugares secos e arejados. 
  • Para limpar use um pano úmido com um pouco de vinagre.