O domínio da etiqueta é a arte de bem receber para a maioria das pessoas parece algo difícil e inacessível.
A elegância está em demonstrar perspicácia e bom senso para sabermos seguir as regras de etiqueta no momento preciso.
Informações básicas sobre comportamento e atitudes adequadas a mesa é primordial no mundo social e corporativo.
Conhecer algumas regras nos dá segurança, tranquilidade e ajuda a nos sentir confiantes agindo com naturalidade.
Sabemos que hoje muitos encontros de negócios são realizados durante uma refeição, café da manhã, almoço ou jantar.
Dicas para um bom comportamento e saber comer certos alimentos:
Alcachofra: quando servida inteira acompanhada de molhos, e desfolhada com a mão. Mergulha-se a extremidade ao molho, e depois leva-se a boca.
Salada de folhas: quando é servida inteira dobra-se a folha com um garfo duas ou três vezes com a ajuda da faca e depois leva-se a folha dobrada a boca. O correto é servi-la já cortada. Lembre-se jamais corta-las para levar a boca.
Salada de legumes: somente o garfo e usado para partir elementos macios e cozidos. Pode-se usar a faca como apoio para o garfo.
Banana: no ambiente formal firma-se a banana com o garfo e faz-se uma incisão sobre o comprimento da casca, afastando-a e deixando a polpa a mostra. Com o garfo parte-se a fruta em rodelas que são levadas a boca a medida que vão sendo cortadas. Não usar a faca para cortar a banana, corta-se com o garfo.
Camarão: com os talheres apropriados para peixe, retira-se a cabeça do camarão, depois desprendendo-se a carne da casca com a ajuda do garfo e da faca.
Galinha ou frango: pode-se comer com a mãos as partes torradas ou a passarinho. Quando ao molho come-se com garfo e faca levando a medida que vão sendo cortados a boca.
Uva: as uvas não dispensam o auxilio dos dedos. Segura-se com a mão esquerda, destacando-se os bagos um a um para depois leva-los a boca.
Azeitona: devem ser servidas sem caroço, mas se não o forem, deve-se devolver o caroço na mão fechada discretamente colocando-os no canto do prato ou num recipiente próprio que algumas vezes já está na mesa. Tirá-la da boca com o garfo não está errado.
Pão: o pão do “couvert”, espécie de entrada servida em restaurantes é partido com os dedos sobre o pratinho do pão cada vez que for comer. A faquinha só é usada para passar o patê ou a manteiga.
Ostras: segura-se a ostra com a mão esquerda e com o garfo próprio com dois ou três dentes na mão direita pega-se a ostra e leva-se a boca.
Escargots: escargot é um molusco que se desenvolve na terra. É típico da culinária francesa. Talheres usados são a pinça e o garfo de dois ou três dentes. Com a mão esquerda e com o uso da pinça segura-se o escargot, com a mão direita de posse do garfo retira o escargot da sua “casca” e come-se.
Por: Maria Inês Borges da Silveira
*Imagens retiradas da internet - caso tenha direitos autorais, favor entrar em contato para adicionarmos