A praticidade das sapatilhas e como surgiram


Os primeiros sapatinhos confortáveis chamados de sapatilhas, quase invisíveis, eram usados por bailarinas e dançarinas. Eram elaborados com uma dura estrutura para poderem dançar na ponta dos pés e com leveza.

Em Paris, Rose Repetto, fundadora da Companhia Sapatilhas de Ballet Repetto, mãe do bailarino Roland Petit, a pedido de seu filho lança um novo estilo de sapatilha que tornou-se famosa pelo conforto e acabamento.

Sua ascensão
Deu-se quando a atriz francesa Brigite Bardot, que havia feito muitos anos de ballet, pediu a Rose Repetto uma sapatilha que pudesse ser usada o dia todo e também nas ruas. O modelo “Cendrillon” foi criado em 1956 e aí a peça iniciou uma trajetória de sucesso no mundo, sendo usada nos palcos e nas ruas, ganhando também espaço em filmes como “ E Deus Criou A Mulher”, protagonizado pela atriz.

Pouco tempo depois foi usada por Audrey Hepburn no filme “ Cinderela em Paris” (1957)

Aos poucos as sapatilhas foram conquistando espaço e sucesso.

Em seguida, pela leveza e praticidade muitas outras marcas surgiram e se destacaram.
São confeccionadas de diversos materiais, estilos e cores, apresentando uma enorme variedade. Podem ser combinadas com looks sofisticados e modernos. Confortáveis para passeios, ou até mesmo dependendo da confecção, usadas num estilo mais requintado e diferenciado.

 “A sapatilha de bico fino é escolha para os dias que começam frescos e terminam com temperaturas altas. Elas fazem parte das principais coleções e chegam em padronagens étnicas ou animal print, bicolores, listradas, com mix de texturas, metalizadas, etc. As sapatilhas de bico fino alongam a silhueta”
“Sapatilha tem origem na palavra sapato (sapato+ilha =substantivo feminino) que ao longo dos anos tem evoluído com características cada vez mais específicas. Como exemplo temos:
  • Chuteira – quando se trata de futebol;
  • Sapatilha de ciclismo – calçado específico para uso no esperte de ciclismo;
  • Sabrinas – calçado flexível, macio e de sola fina, muitas vezes utilizada na atividade de dança ou ginástica.
  • Sapatilhas de ballet – semelhantes as sabrinas mais com pontas rígidas e fitas para a prática do ballet.
  • Sapatilha de escalada – utilizada por escaladores, possui uma sola de borracha muito aderente, visando maior destreza ao subir em rochas.
  • Sapatilha de artes marciais, como exemplo o kung fu.”

No momento estão nos pés de grandes personalidades como a atriz Angelina Jolie, Kate Middleton, Kate Moss, entre outras.

As sapatilhas Repetto estão em mais de 40 paises.


Sucesso total apresentando praticidade, conforto e elegância.