Muitas vezes, vizinhos são como parentes pelo convívio e pela amizade.
O importante é procurar viver em harmonia sendo simpático, atencioso e cortes.
Em condomínios ou apartamentos é sempre bom manter um ótimo relacionamento, cumprimentando quando encontra-lo e respeitando as diferenças. Sabemos que vamos compartilhar no nosso dia a dia com pessoas de todos os tipos e crenças, por esta razão agir sempre com serenidade diante de opiniões contrarias observando que a verdadeira cortesia é pensar primeiro no outro antes de pensar em si mesmo.
Dicas para uma boa convivência...
- Respeitar as regras impostas pelos condôminos, sobre animais domésticos e demais normas. Caso passeie com seu animal no condomínio sempre carregue sacos plásticos, limpe e recolha suas sujeiras e detritos. Também muito cuidado para não perturbar a ordem.
- Ser generoso, quando emprestar alguma coisa e, se pedir emprestado ( que devemos sempre evitar) devolver o mais rápido possível.
- Não ser curioso, evitar perguntas sobre a vida particular seja de quem for.
- Jamais aparecer sem avisar. Ligar, interfonar ou agendar com antecedência a visita.
- Evitar barulhos antes das 10:00 e após 22:00 horas. Em ocasiões de festas ou comemorações no condomínio ou em apartamentos, orientar crianças e adolescentes e diminuir o volume do som respeitando o horário determinando para não incomodar.
- No uso da área de lazer ( salão de festas, churrasqueiras). Informe-se sobre as regras, recebimentos de visitas, barulho e limpeza do local.
- Em caso de mudança informe-se no uso do elevador, dia e horário que pode ser realizada.
- Lixo no lugar do lixo, sempre envolvido em sacos plásticos.
- Respeite rigorosamente as delimitações da vaga da garagem para não atrapalhar os vizinhos.
- Participe das Assembleias e compartilhe suas opiniões usando bons argumentos sempre pensando em ajudar e a diminuir custos. Mesmo não concordando com as opiniões dos outros saber ouvir e respeitar.
- No caso de vazamentos dê atenção e procure realizar o reparo o mais rápido possível. Quando isso acontece no apartamento do vizinho, o dialogo é importante para entrar em um bom entendimento.
Saiba mais lendo meu livro " Viver com Elegância não é difícil", em breve na sua 2ª edição, aguardem!