Na hora de trocar de Emprego



Esta provado, que o principal motivo que levam as pessoas a buscar um novo emprego, não é o salário, é o ambiente de trabalho.

A falta de reconhecimento ou de oportunidades é o que interfere no desejo de mudança.

O profissional também, muitas vezes quer sair porque tem alguma incompatibilidade com a cultura da empresa, com o chefe ou com colegas.

Antes de mudar ou de tomar decisões definitivas de procurar outro emprego, leve em consideração os seguintes itens:

· Em qualquer empresa que você esteja interessado é essencial colher informações para não gerar ou cair no mesmo erro. Esteja atento e tente averiguar o clima entre funcionários e chefia e investigue a cultura da empresa.

· Analise os benefícios que a empresa oferece, o salario, porque após conquistar a vaga é mais difícil pleitear algo a curto ou médio prazo.

· Analise também se a empresa tem claro um plano de carreira, com promoções, visando assim a possibilidade de ascensão. Porque muitas não estão interessadas em mudanças, são bastante burocráticas no que diz a respeito dos profissionais.

· Analise danos e os lucros.

· Pense na sua realização e seu futuro.




Caso só busque mudanças mas quer ficar no mesmo trabalho...

Ou conquistar uma promoção:


· Busque o próprio crescimento, focando o desenvolvimento. Quanto maior a sua performance, mais confortável fica seu ambiente para busca de novas posições.

· Evite fazer comparações do seu trabalho com o dos outros funcionários.

· O dialogo é importante. Peça sugestão ao chefe do que é preciso fazer ou realizar para crescer dentro da empresa.

· Haja com transparência, e tudo que for pedir deve estar embasado no seu desempenho.

· Nunca leve seus desentendimentos entre colegas para a chefia. Tente resolver os conflitos diretamente com a pessoa envolvida. Lembre-se que admitir seus erros é sinal de sabedoria. Cautela, serenidade ao esclarecer os fatos e sempre tentar manter um excelente relacionamento.

· Relacionamento, palavra chave para conquista do sucesso.

· Procure ter uma conduta irrepreensível. Todos nós estamos vulneráveis a ter um dia de stress no escritório, praticando a ira, ou achar que o que fazemos é melhor que aquilo que os outros fazem, pecando pela soberba.

· Evite os 7 pecados capitais: ganância, preguiça, ira, luxuria, gula, soberba e inveja. Alias infelizmente a ganancia é o pecado que mais corroi os ambientes de trabalho e profissionais, a necessidade de ter mais. Mais PODER, mais STATUS, mais DINHEIRO, mais SUCESSO.


Ter o desafio de saber a prender negociar, que significa trocar concessões para obter bons acordos. Quando se praticam negociações justas diminuem-se os conflitos, e o relacionamento melhora trazendo aumento de produtividade.

Lembrar sempre que o sucesso profissional significa trabalhar com aquilo do que gostamos e temos talento para realizar.

O sucesso não significa ganhar sempre mais chegar a acordos mutuamente vantajosos. Na prática quem aprende a negociar bem na vida pessoal também o fara nos aspectos profissionais e vice-versa.


Siga estas preciosas dicas e tenha muito sucesso!

Texto de Maria Inês Borges da Silveira - Empresária e Consultora Empresarial.