Decisões de Negócios Durante Almoço ou Jantar


Hoje em dia, muitos negócios são apresentados e decisões tomadas tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.
Ao receber um cliente, ou uma pessoa para trocar informações, durante uma refeição, jantar ou almoço, algumas regras devem ser seguidas.
O local deve agradar aos convidados, deve visar o objetivo do encontro como também ter acesso fácil.
Normalmente quem convida sugere um ou dois restaurantes observando sempre um ambiente tranquilo com cardápio variado e após combinado, realiza a reserva.
É de bom tom telefonar na véspera confirmando a hora e o local.
Quem convida, chega antes e aguarda. Caso se atrase, conduta lamentável, ligar e dar instruções ao maître para atender bem seu convidado.


Caso o convidado chegue atrasado o prazo de espera nos restaurantes é de 40 minutos. Após este prazo o anfitrião pode se retirar deixando breve mensagem; lembrar que atrasos demonstram desorganização, desinteresse e diminuem seu status.
Os primeiros minutos de um encontro são importantes para estabelecer ou destruir um negócio. Observe desde o aperto de mão, que deve ser positivo, mantendo a palma da mão em posição vertical com um leve aperto. Tratar sempre o cliente pelo nome abolindo expressões como “querido(a)”. A postura correta é sempre de respeito por mais intimidade que tenha com a outra pessoa.
O lugar de honra onde o convidado deve sentar-se é o que oferece melhor visão do salão. O ideal é mesa redonda e afastada de distrações. Evitar mesas barulhentas perto do bar ou da cozinha.
Mulher de negócios não precisa agir de maneira masculina, é só evitar sinais de demasiada feminilidade, como, saias muito curtas, salto muito alto, transparências. A roupa indicada é sóbria e discreta como terninho ou tailleur.
O homem de negócios deve tomar cuidado para não utilizar uma linguagem corporal agressiva ou dominante, evite gestos como cruzar os braços e pernas muito abertas,a roupa ideal calça alfaiataria, camisa e paletó (com 
ou sem gravata,vai depender se o encontro é formal ou informal)
Escolher sempre pratos de fácil degustação. O comportamento à mesa, pode ser praticado na intimidade no seu dia-dia para que se torne natural.
Usamos os talheres de fora para dentro. Pratos de pão ficam no alto a esquerda e come-se o pão com a mão em porções pequenas. Manter os cotovelos junto ao corpo evitando afastar os braços como asas e jamais colocando os cotovelos a mesa.
Enfim, conhecer regras de etiqueta e comportamento da segurança e desenvoltura e faz qualquer pessoa relaciona-se melhor seja socialmente ou no mundo corporativo.



Gafes imperdoáveis:
  • Jamais gesticular com os talheres;
  • Colocar cotovelos em cima da mesa;
  • Comer muito de vagar retardando a refeição ou comer rápido demais e falar de boca cheia.
  • Usar palitos a mesa.
  • Cortar toda a carne de uma só vez.
  • Fazer ruído ao tomar sopa ou café.
  • Servir-se de grandes quantidades de comida
Dicas importantes:
  • Saber usar o cartão profissional; quando as pessoas já se conhecem são trocados no final caso tenha novo endereço ou email. Quando não se conhecem antes de iniciar a refeição.
  • Não abusar das bebidas alcoólicas, alias caso o anfitrião ofereça limite-se a duas taças.
  • É primordial comporta-se com elegância a mesa e defender suas opiniões com sutilezas. As negociações muitas vezes são com executivos de diferentes países. Missões comerciais fazem parte da rotina do universo corporativo, por isso conhecer regras de etiqueta internacional é importantíssimo para profissionais de todos os níveis.
  • Assim poderá tirar o máximo proveito das oportunidades de intercambio cientifico, politico, negocial, social e cultural onde quer que esteja.
Saiba mais fazendo um dos meus cursos de etiqueta Social e Corporativa, entre em contato...