Comportamento no Escritório



Manter a compostura dentro da empresa é primordial. No Ambiente de trabalho são levados em consideração as atitudes, o modo de proceder, o talento e preparo de cada um.

Alguns cuidados são essenciais, devemos ter a preocupação de uma boa convivência e procurar não se envolver em “fofocas e intrigas” .Caso fique sabendo de alguma demissão, ou medidas impopulares da empresa, não passe adiante. Este é o melhor antidoto contra a fofoca.

Atitudes Profissionais Adequadas:
· Sempre bater à porta antes de entrar de preferencia fazer-se anunciar.

· Aguardar convite para entrar em determinados ambientes e também para sentar-se.

· Postura correta com os pés, mãos e sempre com gestos comedidos.

· Ter cuidado com roupas curtas ou justas ao sentar-se.

· Jamais mascar chicletes, roer unhas ou lixar suas unhas em reuniões.

· Saber pedir informações e respeitar colegas e superiores;

· Fazer render seu tempo. Procurar seguir um método e cumprir metas; planejar sua semana, listar as tarefas e calcular o tempo para executá-las deixando brechas para interrupções. O ideal é definir um horário para responder emails, pois assim terá mais tempo para detalhar e executar seu trabalho.

Conselhos úteis:

· Ser pontual;

· Devolver o que pedir emprestado;

· Jamais usar material da empresa para uso particular;

· Evitar atender telefonemas particulares e nem deixar que problemas externos, fora do interesse da empresa interfiram no trabalho;

· Tratar a todos como gostaria de ser tratado. Usar as palavras Obrigado(a), Desculpe e Por favor transformam qualquer relação mais gentil;

· Manter a serenidade, mesmo nas horas difíceis ou diante de opiniões contrárias, ter maturidade e paciência;

· Analisar o ambiente de trabalho para vestir-se corretamente, se é formal roupas sóbrias e discretas. Mesmo em ambientes informais mulheres devem evitar decotes profundos, saias muito justas ou curtas, transparências, sandalinhas tipo rasteiras mostrando todo o pé e tecidos felinos, porque dão uma conotação de sensualidade. Os homens devem evitar camisetas e calças justas demais, regatas, bermudas e chinelos;

· Procurar ser pró-ativo, fazer o trabalho e ser determinado, não esperar por ordens do chefe;

· Procurar falar baixo, sem gritar e manter o celular no modo silencioso;

· Jamais comer na mesa de trabalho ou transforma-la em ambiente de casa, colocando retratos da família, florzinhas, bichinhos de pelúcia,etc;

· Cuidado com as intimidades, um bom profissional mantem a postura evitando beijinhos e abraços e fala com o próximo usando no mínimo uma distancia de 50 cm.

· A higiene é primordial, muito asseio, unhas aparadas e cabelos sempre limpos, afinal hoje em dia muitos escritórios são compartilhados e isto é sinal de respeito ao próximo.


Siga estas dicas e você terá muito sucesso em seu trabalho.