Natal




Época de comemorações, presentes, lembranças e encontros.

Devemos lembrar que, nesta data a principal mensagem é reflexão e o resgate de bons sentimentos sempre com a intenção de começar um Novo Ano com paz, Espírito Elevado e Renovado.

A Igreja Católica toma esta data a partir do séc. IV como Aniversário do nascimento de Jesus Cristo. A palavra Natal quer dizer nascimento. E Natal, Noel expressam o mesmo evento. 



É uma festa sem fronteiras que representa o Culto do Nascimento, da ternura e da vida.

Muitos comemoram com almoço ou jantar, com mesa farta e troca de presentes.

Enviar cartões para amigos e familiares nesta data é um gesto de carinho, atenção e amizade. Lembrar de envia-lo no inicio do mês de dezembro, para que chegue antes do dia do Natal, inclusive para que o destinatário tenha tempo de retribuir e agradecer 



Quando o cartão for remetido por empresas, e não tiver assinatura manuscrita, só impressa, é dispensável retribuir.

É de bom tom e elegante retribuir mensagens e cartões para quem nos brinda com atendimento diferenciado por todo o ano.

Também podemos presentear amigos, familiares, parceiros profissionais. Não há uma obrigação, mas sempre uma forma de atenção, delicadeza e consideração. Não há necessidade de algo caro, devemos escolher o valor que esteja dentro do nosso orçamento pessoal. 



Temos que estar atentos e lembrar que no mundo corporativo os presentes são sempre impessoais para evitar mal entendidos; São boas opções livros, quadros, conjunto de lápis e caneta, espátulas de prata, jogos de papeis personalizados para escritório e agendas,

O presente deve demonstrar distinção, bom gosto e classe. O chefe pode ser presenteado pela equipe de trabalho.

Os enfeites muito usados no período de Natal são a arvore Natalina e a guirlanda. 



A arvore de Natal é um dos símbolos mais populares da celebração Natalina. As famílias enfeitam arvores com objetos que simbolizam o Natal. O Pinheiro símbolo da vida por ser uma das poucas arvores que sempre se mantém verde mesmo no inverno. 


Guirlanda, grinaldas, festões e arranjos com folhagens nasceram com a superstição de que heras, pinheiro, azevinho, ofereciam proteção contra as bruxas. Seus ramos eram usados para afugentar a má sorte.

A mandala, um diagrama em circulo, lembra a vida. É um ciclo de nascimentos e mortes, simbolizando a vida eterna e a paz.
A guirlanda é sinal de esperança e vida.

Feliz Natal a todos que compartilham este espaço. Boas Festas, tudo de bom e um grande abraço...

Maria Ines Pierin Borges da Silveira e Família