O eterno pretinho básico



Em 1926 surgiu um croqui de Coco Chanel, chamado Little Black Dress, ou conhecido por nós brasileiros como o “pretinho básico”. Uma peça que renovou os conceitos de moda, permitindo a versatilidade dos acessórios na composição do look. A partir desta data, o “pretinho básico” ficou eternizado.
É uma peça chave que toda mulher deve ter no guarda-roupas e na mala. É uma peça que nos salva em qualquer estação do ano, em qualquer horário e evento. O que irá diversificar são os modelos: curtos, longos, simples ou glamourosos...
Toda mulher veste o seu de maneira diferente, observando a sua idade, e podendo compor diversos looks, estilos e gêneros. E o melhor é que o estilo pode ser mudado ao longo do dia. Observe seu tipo físico e, para não errar, opte pelo comprimento clássico, no joelho.
Por exemplo: Para o horário de trabalho, você compõe o “pretinho básico” com sapatilhas ou salto baixo, casaquinho de qualquer cor, uma jaqueta de couro, bolsa grande ou média, podendo valorizar o traje com echarpes, lenços e cintos. Assim estará vestida no estilo comportado e tradicional, no gênero Esporte Fino.
Saindo do trabalho você tem uma vernissage. Então você calça o sapato de salto alto, amarra um lenço na cintura, ou ainda, usa um cinto mais brilhante ou colorido e usa uma bolsa tipo carteira. Fará então o estilo clássico elegante, no gênero Passeio.
À noite você tem uma festa de formatura com coquetel. Você coloca uma bela joia, uma carteira ou bolsa pequena, um agasalho com brilho/renda/cetim/peles e usa sapatos sofisticados que podem ser com biqueiras douradas ou na cor caqui (ficam chiquérrimas) ou então, sandálias com brilho. Você estará elegantemente vestida e fará o estilo sofisticada, no gênero Passeio ou Passeio Completo.
Portanto, o vestido pretinho básico é uma roupa que serve para várias ocasiões: vernissages, formaturas, jantares, coquetéis, festas informais ou semi-formais, solenidades em geral e até enterros. O segredo está nos detalhes. O eterno preto simples e clássico, estilo “bonequinha de luxo”, como no filme com a atriz Audrey Hepburn, será sempre um modelo elegante e sofisticado.



Não importa como será usado. O pretinho básico estará associado à sobriedade e é uma peça chave na escolha de toda mulher. Use-o sem medo de errar!