A importância dos acessórios (bolsas, sapatos, echarpes, joias, óculos)

Você pode ter um guarda-roupa só com roupas básicas e ser uma pessoa sempre elegante. Analise-se e vista-se observando sua personalidade estilo e idade. Invista em um terninho de calça ou saia igual ao blaser, vestido básico clássico para usá-los em qualquer estação e uma jaqueta de couro para dar um toque não convencional. Camisas e regatas para compor com as calças e saias e até um jeans escuro e clássico, caso goste e seja adepta. Particularmente eu sempre faço a opção de uma calça coringa na cor preta.


Para dar um toque a mais invista e valorize os acessórios,construindo belos looks com as roupas básicas. Invista numa belabolsa para o dia, no trabalho, em viagens, encontros informais. A bolsa pode ser de formato médio a grande, afinal temos que carregar documentos, chaves, celular, agenda e maquiagem para os retoques. À noite em encontros semi-formais ou formais (formaturas, casamentos, festas...) as bolsas indicadas são as menores. O velho ditado “o sol vai sumindo, as bolsas vão diminuindo”. Observe o local, o tipo e a formalidade da festa e escolha a bolsa. Caso possa ter apenas uma, a carteira é a melhor opção.


Os sapatos ou sandálias, bem escolhidos podem transformar seu visual. Opte pela qualidade e não quantidade. Não importa o salto e sim saber andar sobre eles com equilíbrio e elegância. Invista num scarpins, é clássico e fica bem com tudo. As rasteirinhas e sapatilhas estão cada vez mais bonitas e de todos os tipos (douradas, tachadas, de camurça...), lembrando que são sempre esportivas. Saiba compor, observando a ocasião e o local.
As echarpes, lenços ou pashiminas, embelezam qualquer conjunto, vestido ou tailleurs. Existem de diversos formatos e padrões, saiba valorizar sua roupa.




As joias, sem dúvida, são o “sal do vestuário” tudo depende da montagem e devem acompanhar o gênero da roupa (do Esporte ao Rigor). Ouro amarelo (mais esportivos) indicado para o dia; ouro branco, platina, pedras preciosas, para a noite.


As pérolas, montagem simples para o dia todo. Montagens diferenciadas com muitos brilhantes mais para a noite. É valido investir num bom relógio, seja da marca que for, também são esportivos e usados no dia a dia, em viagens, encontros de negócios e eventos informais.

Óculos escuros – acessório que pode deixar super charmoso seu visual, procure modelos opostos ao seu formato de rosto, jamais converse ou participe de reuniões com eles. É de bom tom retirá-los principalmente quando está falando tête-à-tête com alguém.




Saiba mais lendo o meu livro “Viver com Elegância Não é Difícil” , ou participando de um dos meus cursos, estamos fechando uma nova turma este mês, entre em contato.
Maria Inês